A Rede Sou de Minas, Uai! é um coletivo de bibliotecas comunitárias formado pela união de duas redes de leitura, localizadas em Belo Horizonte e Betim, estado de Minas Gerais. Com a expansão, dois novos municípios se integraram: Sabará e Santa Luzia. Hoje, são 9 bibliotecas atuando em prol da democratização do acesso ao livro e à leitura nas quatro cidades mineiras.
As bibliotecas estão localizadas em áreas de vulnerabilidade econômica e social e tem como público crianças, jovens e adultos. Suas ações são pautadas na garantia do direito humano à literatura, através de ações culturais e literárias. Estão estruturadas com espaços e acervos de qualidade, mediadores de leitura e bibliotecária aptos a atender as necessidades dos usuários e dos espaços de leitura, que são funcionais e receptivos.
Atuamos em prol da formação de novos leitores, embasados na apresentação e valorização de experiências com a leitura literária e na leitura como um direito que deve ser assegurado a todos sendo instrumento básico para a informação e o saber. As ações promovem a formação de leitores autônomos vislumbrando o desenvolvimento pessoal, social e consequentemente o desenvolvimento das comunidades e das cidades.
A participação dos leitores se dá de forma espontânea, por meio de visitas à biblioteca, empréstimos de livros, participação nas mediações de leitura, contação de histórias, atividades culturais, caixa de sugestões e redes sociais, onde avaliam o atendimento, a estrutura, a qualidade do acervo e opinam no planejamento das atividades e na compra de novos títulos.
Desde o ano de 2010 a Sou de Minas, Uai! tem desenvolvido atividades de fortalecimento e visibilidade sobre a função social do livro, da leitura e das bibliotecas. Dentre as mais importantes destacamos os cursos de formação nas áreas de mediação de leitura e as discussões sobre a importância da leitura na infância e sobre o acervo literário de qualidade, além da promoção de eventos como saraus, seminários, festas literárias e audiências públicas.
O coletivo “Sou de Minas, Uai!” participa ativamente das discussões das políticas públicas de leitura no estado de Minas Gerais, tais como a formulação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Belo Horizonte, promovendo debates sobre incidência em políticas públicas, ocupando espaços de participação e se consolidando como representante da sociedade civil no Grupo Executivo do PMLLLB, que realiza o controle social junto a uma rede de parceiros.
A Rede recebe o apoio técnico e financeiro do Itaú Social, através do Programa Prazer em Ler que agrega bibliotecas e instituições que realizam projetos de formação de leitores no Brasil.